AGENDA 2030 – PCS apresenta em Barcelona experiência na implementação dos ODS no Brasil

Ferramentas e metodologias do programa serão explicadas em evento no dia 15/11, às 16h, durante o Smart City Expo World Congress.

A experiência do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) com os governos locais na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil será tema de debate durante o Smart City Expo World Congress. O congresso acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro, em Barcelona, na Espanha.

Como parte da programação do evento, Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, apresentará as ferramentas e metodologias do PCS que auxiliam a gestão pública a planejar e monitorar as ações locais.

Superintendente para o meio ambiente da SECIMA, Jacqueline Viera, dissertando sobre os 17 ODS em Alto Paraíso de Goiás.

Desde 2016, o Programa de Cidades Sustentáveis incluiu em sua plataforma de indicadores os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas previstas. Desta forma, os ODS estão relacionados a cada um dos 12 eixos temáticos do PCS.

Atualmente, o PCS é referência nacional na implementação e municipalização dos ODS nas cidades brasileiras, por oferecer à gestão pública uma agenda completa de sustentabilidade, que auxilia o alinhamento do planejamento da cidade à mais avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030 das Nações Unidas.

Sobre o Smart City Expo World Congress

Trata-se de um evento que se tornou referência mundial sobre cidades inteligentes e reúne prefeitos, gestores públicos, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações. Ou seja, atores com poder de decisão e capacidade para impulsionar a implementação de cidades inteligentes e estimular o empoderamento do cidadão.

Na área de exposição, os participantes apresentam seus desenvolvimentos mais recentes, soluções e produtos reais, com tecnologias que estão produzindo impactos positivos concretos e duradouros sobre a vida de milhões de pessoas.

O encontro visa debater iniciativas e soluções inovadoras para um mundo urbano mais inteligente e sustentável.

O evento está em sua 7ª edição, é promovido pela Prefeitura de Barcelona e organizado pela Fira Barcelona, uma das mais importantes organizações de eventos de negócios da Europa.

Terá duração de três dias, 66 salas temáticas, mais de 400 palestrantes e dez sessões plenárias, dividas em oito eixos temáticos: Governança, Mobilidade, Cidades Inteligentes, Economia, Sociedade, Sustentabilidade, Dados e Tecnologia e Economia Circular.

A edição anterior, de 2016, quebrou recordes de participantes e expositores. Recebeu 16.688 visitantes e representantes de mais de 600 cidades, de 126 países, além de 591 expositores.

Participação de prefeitos brasileiros

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Smart City World Expo World Congress têm, desde 2013, um acordo de parceria para possibilitar a participação de prefeitos, prefeitas e gestores públicos brasileiros no evento. A parceira permite o intercâmbio de experiências entre as duas organizações, o que inclui também o evento bianual organizado pela FNP “Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável”.

Presidente da Câmara de vereadores, Pastor Marlone, Secretária Ação social, Maiuza Leite, Martinho Mendes e Jacqueline Vieira agendam seminário sobre os ODS.

Alto Paraíso de Goiás – Chapada dos Veadeiros

Encabeçada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), uma intensa lista de ações estão sendo desenvolvidas em Alto Paraíso de Goiás, visando a implementação de ações baseadas nos 17 ODS, buscando, principalmente, a interação entre todas as secretarias de governo de estado com o governo do município e agentes da sociedade organizada. Cada objetivo está direcionado a determinada secretaria de governo. Vale destacar o trabalho intenso, esclarecedor e aglutinador que vem sendo feito pela superintendente para o meio ambiente da SECIMA, Jacqueline Vieira.

Outro destaque fica por conta da determinação do prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes, em entender e apoiar a implementação dos ODS no município. Todo o secretariado do município vêm participando de oficinas, rodas de conversas e de tudo que os possa trazer conhecimento do que são os 17 ODS e de como tornar Alto Paraíso  referência em sustentabilidade para o Brasil e o mundo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *