EDUCAÇÃO – Sessão solene comemorará 3º Ano de Atividades do IF Goiano – Campus Campos Belos.

A Câmara de vereadores de Campos Belos de Goiás, através de propositura do vereador Gilberto Rodrigues de Brito (Gilbertinho), prestará homenagem à uma das mais importantes instituições de ensino do País.

Roberto Naborfazan**

A valorização do setor educacional, entidades, professores, alunos e trabalhadores na área passa pelo reconhecimento da sociedade e seus representantes.

Sede da Câmara de vereadores de Campos Belos de Goiás.

Na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro de 2017, através de propositura do vereador Gilberto Rodrigues de Brito (Gilbertinho), será realizada uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Campos Belos, às 19h:30, em comemoração ao 3º Ano de Atividades do IF Goiano – Campus Campos Belos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Campos Belos, uma autarquia federal detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais, iniciou suas atividades administrativas e de ensino em Campos Belos de Goiás no dia 1º de agosto de 2014, quando tomaram posse os primeiros servidores ao Campus Campos Belos para dar início aos trabalhos de implantação. Eram seis professores e seis técnico-administrativos. Atualmente o Campus conta com 44 servidores e 470 alunos matriculados em Cursos Técnicos, FIC (Formação Inicial e Continuada) e Pós-Graduação.

Diretor Geral de Implantação do IF Goiano – Campus Campos Belos, Fabiano José Ferreira Arantes

A sede administrativa estava localizada no Centro Empresarial Odiva Xavier e as aulas aconteciam na UEG – Campus Campos Belos. O primeiro curso ofertado foi o Técnico em Informática, modalidade subsequente.

No primeiro semestre de 2015 o IF Goiano – Campus Campos Belos ganhou uma casa nova. Após uma grande reforma, foi alugado o prédio da antiga Escola Dom Alano. No ensino, mais duas turmas de Informática ingressaram no campus, além da criação da Regional de Educação à Distância em Campos Belos, que englobava os municípios de Campos Belos, Divinópolis de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás e Colinas do Sul. Nesta modalidade foram ofertados os cursos técnicos de Administração, Finanças, Meio Ambiente, Informática para a Internet e Segurança do Trabalho. No segundo semestre deste mesmo ano, o Campus passou a funcionar em sua sede atual, em frente a Praça da Bíblia, e foi organizada a primeira turma do curso técnico em Comércio, desta vez no período noturno.

Em 2016 começaram as aulas da primeira turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O curso escolhido foi o de Informática. No segundo semestre teve início a primeira Pós-Graduação Latu Sensu do Campus Campos Belos, Especialização em Ensino de Humanidades, além da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada.

Em continuidade ao trabalho de implantação do campus, no primeiro semestre de 2017 foi dado iniciado o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. No segundo semestre foi instituída a segunda especialização em Ensino de Ciências e Matemática, a partir do mês de agosto, além do lançamento da terceira Pós Graduação Latu Sensu, Produção Sustentável de Bovinos.

Vale destacar ainda, que mais quatro cursos de Formação Inicial e Continuada- FIC (Inglês –EAD-, Técnicas em Vendas, Atendimento no Serviço Público e Interpretação e Produção Textual) começaram suas aulas no final do primeiro semestre do corrente ano, visando atender demandas apontadas pela comunidade, através do trabalho de extensão.

Para o ano de 2018 já está em andamento a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do primeiro curso superior do IF Goiano – Campus Campos Belos, “Gestão em Tecnologia da Informação”. Em paralelo a isso, também vem sendo desenvolvido um plano de trabalho para submissão junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de um Programa de Mestrado Profissional em Produção Sustentável de Ruminantes. Para os anos seguintes já estão sendo elaborados estudos de viabilidade de eventual oferta dos cursos de Zootecnia ou Medicina Veterinária.

A obra da sede definitiva do Campus Campos Belos, aponta para a conclusão em março de 2018.

Hoje, a Gestão do Campus é composta pelo seu Diretor Geral de Implantação, Prof. Me. Fabiano José Ferreira Arantes, pelo Coordenador de Ensino, Prof. Me. Antônio Rafael Sant´Ana, pela Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Profa. Me. Zara Hoffmann, pelo Coordenador de Extensão, Prof. Claudio Ulisse e pelo Gerente de Administração e Planejamento, Francisco Edson Lima Torcate.

A presença de membros da sociedade civil organizada, dos trabalhadores da educação em qualquer âmbito e da comunidade nessa Sessão Solene é uma forma de apoio à uma das ares mais importantes na formação do cidadão.

***Com Flávia Reis de Souza (Assessoria de de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *