Eleições 2014: Partidos definem seus candidatos

Foi dada a largada para à disputa ao governo de Goiás. 

ELEI

PSDB
Em mega convenção, Marconi oficializa candidatura

CBN Goiânia*

Com estrutura cinematográfica, com direito a painéis de led, mega banner, grua, quatro caminhões guindastes com a bandeira do Estado e canhões de luz, o PSDB oficializou neste sábado (28) a candidatura do governador Marconi Perillo, em convenção realizada no Goiânia Arena.
O evento também oficializou os demais integrantes da chapa majoritária, com o vice-governador José Eliton, do Partido Progressista concorrendo à reeleição e Vilmar Rocha, do PSD, como candidato ao Senado.
Cerca de 15 mil pessoas compareceram a convenção, marcada também pela disputa de espaço dos candidatos a deputado estadual e federal. Faixas e banners foram espalhados por estrutura do Goiânia Arena como forma de marcar território.
Em discurso o governador Marconi Perillo não fez criticas aos adversários. Focou mas obras que o governo realiza e aproveitou para pedir voto ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que estava presente no evento.
“Aécio mudou, transformou e modernizou com eficiência Minas Gerais. Agora, Aécio vai mudar, transformar e modernizar o Brasil”, afirmou de forma efusiva em seu discurso.
Além do PSDB também já realizaram suas convenções o PT, que tem como candidato o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, e o PSB, cujo candidato é Vanderlan Cardoso, ex-prefeito de Senador Canedo.
Aécio Neves prestigia convenção
O senador Aécio Neves participou da convenção que confirmou a candidatura à reeleição de Marconi Perillo.
Às cerca de 15 mil pessoas que lotaram o Goiânia Arena, Aécio lembrou o governo JK e a construção de Brasília para destacar que é hora de resgatar a parceria destinada a desenvolver novamente o estado de Goiás.
“Somos parceiros e somos irmãos, de sonhos e de convicções. E quando venho a Goiás, vejo a sua força, Marconi, é o reconhecimento da sua gente. O que eu posso dizer é que dentro de apenas três meses, exatos três meses, Goiás e o Brasil vão comemorar juntos a vitória da ética, a vitória da eficiência, a vitória do trabalho”, disse Aécio.
O discurso do senador foi o ponto alto do lançamento da candidatura de Perillo, que terá com o apoio de uma coligação de 17 partidos.
“Somos hoje um só corpo, uma só alma, um só coração a pulsar. Vamos resgatar parcerias de Goiás com o governo federal”, disse Aécio.
Ainda em seu pronunciamento na convenção, que lançou ainda os nomes de José Eliton para vice-governador e de Vilmar Rocha ao Senado Federal, Aécio Neves elogiou a energia da convenção do PSDB-GO.

Mudança
Aécio defendeu que, na política, haja continuidade dos bons exemplos de administração pública – como a gestão de Marconi Perillo – e a modificação do que não vai bem, como o governo federal.
“O que vem dando certo tem que continuar. Marconi vai continuar a governar Goiás. E o que vem dando errado tem que mudar. Por isso, nós vamos restabelecer no Brasil a decência e a eficiência na vida pública”, afirmou o tucano.* Com assessoria do PSDB.

Partido dos Trabalhadores
Candidatura de Antônio Gomide é lançada 

Ex-prefeito de Anápolis se disse ‘extremamente entusiasmado’ com campanha.  Antes de discurso, professores em greve entraram em conflito com militantes.

Sílvio Túlio* Do G1 GO

O nome de Antônio Gomide foi homologado como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de Goiás em convenção realizada na noite desta sexta-feira (27). O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e contou com a presença de Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal e que vai disputar a reeleição. Antes dos discursos, professores municipais que estão em greve e militantes do partido entraram em conflito em um auditório.
Gomide é ex-prefeito de Anápolis, uma das maiores cidade de Goiás. Em seu segundo mandato, nas eleições de 2012, obteve 88,9% dos votos, o maior porcentual entre os 83 municípios do país com mais de 200 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se dizendo “extremamente entusiasmado”, ele afirmou que o carro chefe da campanha deve ser a educação.
“A prioridade é a educação. A intenção é valorizar o aluno e fazer com que a escola possa ter esporte, cultura e conhecimento. Também queremos que a escola de tempo integral seja uma realidade no Ensino Médio”, afirmou.
Além de Gomide, também foram anunciados os nomes de Tayrone Di Martino com candidato à vice-governador e Marina Sant’Anna ao Senado, todos eles do PT. Com uma chapa pura, já que não tem aliança com qualquer outra sigla, o postulante ao governo disse que esse fato não enfraquece a campanha. “Nossa coligação é com o povo de Goiás”, disse.

Conflito
Durante a convenção, minutos antes de Gomide entrar para o auditório e discursar, professores da rede municipal de ensino, que estão em greve, entraram em conflito com militantes do PT. A categoria foi ao local para protestar contra o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, também ao PT.
“Tivemos uma reunião com ele [Garcia] hoje e ele disse que vai cortar o ponto dos trabalhadores de cinco que ficamos paralisados no mês de maio. Viemos aqui protestar e os correligionários nos receberam a pontapés”, disse ao G1 o professor Renato Régis.
Com a boca sangrando, ele disse que foi agredido por pessoas do partido. Segundo Renato, além dele, um estudante que apoia a greve teve uma fratura no nariz e precisou ser levado para o Centro de Atendimento Integral a Saúde (Cais) do Setor Campinas.
Já uma servidora, que também teria sido agredida, acabou desmaiando após a confusão. Ela ficou alguns minutos deitada na calçada até que os próprios professores a colocaram em um carro. O grupo não soube informar para onde a mulher foi levada nem qual é o estado de saúde dela.
O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do PT, mas ninguém foi encontrado para comentar a confusão até a publicação dessa reportagem.
Fonte:G1 GO

Chapa forte 
Iris, Vergilio e Caiado são os candidatos do PMDB

Em convenção realizada na tarde de segunda-feira, dia 30, no Tatersal de Elite do Parque de Exposições de Goiânia, o ex-governador Iris Rezende (PMDB) e o deputado federal Armando Vergílio (SDD) foram homologados candidatos a governador e vice-governador pelo Estado de Goiás, respectivamente.  Já o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) foi homologado em convenção, também realizada no mesmo local, como candidato a senador da República.

A chapa liderada por Iris Rezende contará com sete partidos políticos (PMDB, SDD, DEM, PTN, PRTB, PCdoB e PPL) e para disputar vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a coligação terá 200 candidatos, desses, 34 vão disputar uma vaga como deputado federal e integrarão a uma chapa única. Para os candidatos a deputados estaduais, o PMDB e o DEM irão compor uma chapa. Uma segunda chapa da coligação será integrada pelo SDD, PTN, PCdoB, PRTB e o PPL.
Na coletiva de imprensa no início do evento, o candidato homologado, Iris Rezende, disse estar extremamente empolgado e gratificado em se colocar à disposição do povo goiano como candidato ao governo do Estado de Goiás. “Entendo que aquele que pratica a política por ideal, principalmente quem tem recebido do povo durante toda uma vida púbica tantas manifestações positivas, não pode se omitir, ficar indiferente ou mesmo distante quando os interesses primordiais do povo estão em jogo”, comentou sobre a felicidade por estar disposto a disputar mais uma batalha ao governo.
Quanto a insatisfação dos goianos com a atual administração, Iris Rezende revelou que o povo que lotava o Tatersal de Eliete da Pecuária era uma demonstração do sentimento de tolerância que chegou ao ponto zero. “O povo não aceita mais um governo que existe na televisão e na realidade não está presente”. Iris disse ainda que o se sente orgulhoso do Estado em que vive. “Mas na verdade o goiano sente vergonha de um governo que a cada momento é alvo de escândalo nacional, o povo quer no lugar de escândalo e realização e trabalho”, enfatizou.
Para as milhares de pessoas que prestigiavam a convenção, Iris revelou que durante a campanha vai levar propostas que respondem aos anseios da população. “Nós vamos responder aos anseios do povo, como temos feito ao longo da vida, convocando a todos para um mutirão permanente em todas as áreas da administração que deixam a desejar”.
A preocupação dos goianos com a segurança pública, a falta de um ensino de qualidade, a má qualidade no fornecimento de energia elétrica e a falta de estrutura da malha viária das rodovias estaduais para escoar a produção do Estado foram alguns dos pontos, que segundo Iris o levou aceitar o desafio. “Hoje os goianos estão amedrontados até dentro de casa, a população está descrente com o ensino que o seu filho não recebe, por falta de energia grandes indústrias não se instalam mais em Goiás e a produção do Estado não é escoada com qualidade, ou seja, tudo isso me levou mais uma vez a atender a convocação do meu partido”. No término do discurso, Iris pediu empenho e motivação da militância. “Agora é hora do povo clamar por um governo à altura dos seus sonhos”, concluiu.
O candidato a vice-governador, Armando Vergílio, parabenizou o empenho da militância dos partidos aliados. “Estamos animados e convictos pela vitória, pois essa é uma aliança renovadora que vai realmente mudar os destinos de Goiás”. Para Vergílio, o slogan utilizado na convenção, ‘Amor por Goiás’, reflete o sentimento da chapa pelo povo goiano. “Nossa intenção é resgatar a dignidade e a autoestima de todos os goianos com amor, é claro”, reforçou a campanha. O candidato lembrou ainda que a disputa ao governo será embasa em propostas e não em factoides. “Temos inúmeras propostas na área de segurança pública, infraestrutura, na educação com a volta das escolas técnicas com cursos profissionalizantes entre outras, que serão inseridas no Plano de Governo em fase final de execução”, disse.
Com relação a parceria com Iris Rezende em uma chapa majoritária, o candidato a única vaga de Goiás no Congresso Nacional, Ronaldo Caiado, explicou que foi selada com a aprovação dos dirigentes da legenda. “Recebemos aqui em Goiânia hoje agentes políticos do DEM e todos concordaram com esse fato que já é consolidado”. Ronaldo Caiado explicou também que essa parceria DEM e PMDB não é novidade exclusiva de Goiás. “Coligação igual a essa aconteceu em outros oito Estados da Federação e o sentimento é exatamente o de dar dignidade ao povo”.
Compromissos de humanizar a máquina pública, de quebra da tese de que se deve personalizar o governo do Estado, o de proporcionar uma administração transparente e direcionada, além de no lugar de gastos exorbitantes com campanhas publicitarias o investimento na educação e na saúde estão entre algumas das preocupações de Caiado enquanto senador da República.

Presidentes regionais
Durante a convenção os representantes de todos os partidos aliados falaram e confirmaram a eficiência e competitividade da chapa homologada nesta segunda-feira. Os presidentes são eles: do PMDB, Samuel Belchior; do DEM, Marcos Cabral; do SDD, Silvio Souza; do PCdoB, Isaura Lemos; do PPL, José Neto; do PRTB, Denis Pereira e do PTN, Adão da Feira, representando o presidente da sigla, Francisco Gedda. Além de diversos agentes políticos de todos partidos da coligação homologada.Fonte: Site do partido.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *