EMENDA PARLAMENTAR – Deputado Pedro Chaves entrega patrulhas agrícolas para Alto Paraíso.

Implementos atenderão pequenos e médios produtores que produzem na agricultura familiar.

Roberto Naborfazan

Ex-vereador, João Victor, Martinho Mendes, Pedro Chaves e Marlon Bandeira

Um dos mais atuantes deputados federais pelo estado de Goiás, e o que mais trabalha pelo nordeste goiano, o deputado Pedro Pinheiro Chaves (PMDB) entregou ao município de Alto Paraíso de Goiás, na manhã de quinta-feira, 30, duas Patrulhas Agrícolas, composta por dois tratores, uma grade aradora e uma batedeira de grãos.

A entrega dos tratores e implementos agrícolas, adquiridos através de emenda parlamentar de autoria do deputado Pedro Chaves, com recursos do governo federal, aconteceu no espaço onde se realiza duas vezes por semana a feira do pequeno produtor rural, no centro da cidade.

A emenda foi solicitada em 2014, pelo então vereador João Victor (PMDB), e endossada pelo, há época, secretário de agricultura e meio ambiente, que hoje ocupa também o cargo de vice-prefeito, Marlon Bandeira (PMDB), e  encaminhada ao deputado federal Pedro Chaves através do Ofício nº 05/2014.

Patrulhas Agrícolas atenderão pequenos e médios produtores da agricultura familiar
Patrulhas Agrícolas atenderão pequenos e médios produtores da agricultura familiar
Patrulhas Agrícolas atenderão pequenos e médios produtores da agricultura familiar

“Sabemos o quanto a burocracia emperra o andamento de benefícios para os municípios, por isso só hoje estamos entregando essas patrulhas agrícolas que pedi ao deputado Pedro Chaves em 2014. Já não faço parte da Câmara de vereadores, mas como cidadão Alto-Paraisense, me sinto feliz em ver uma de nossas ações se transformando em benefício para os pequenos produtores de nosso município. Agradeço ao deputado por esse e tantos outros benefícios que ele nos tem ajudado a conseguir.” disse o ex-vereador e autor do pedido de emenda, João Victor.

Já o vice-prefeito e secretário de agricultura e meio ambiente, Marlon Rogério Bandeira, aproveitou o evento para esclarecer que, quando a emenda foi solicitada ao deputado, em 2014, ele ocupava o cargo de secretário de agricultura e meio ambiente, e não foi agora, no período do grande incêndio que atingiu toda a Chapada dos Veadeiros, que a pasta foi criada, com o foi alardeado pelos agitadores de sempre. Foi feito o retorno da junção das secretarias, valorizando o homem do campo e cuidando do meio ambiente, com ações voltadas para a sustentabilidade.

“Em 2015 buscamos e conseguimos junto ao deputado Pedro Chaves emenda para um caminhão compactador de lixo, que nos ajudará muito na questão do meio ambiente, o dinheiro já foi alocado e estamos seguindo os trâmites para a aquisição. Com essa nova estrutura, o município de Alto Paraíso estará com uma excelente capacidade de atender os pequenos e médios produtores. O prefeito Martinho Mendes, na vontade de melhorar no tempo certo e nas possibilidades da prefeitura, contratou um agrônomo e já busca um especialista em meio ambiente para trabalhar junto ao Surya e a Flaviane, que já atuam na área ambiental. O deputado Pedro Chaves demonstrou nos últimos vinte anos o quanto ele respeita e trabalha pela comunidade de Alto Paraíso, independente de quem seja o gestor do município. Junto com o prefeito Martinho Mendes, temos muito o que fazer até 2020, mas hoje estou muito feliz pela conquista desse grande benefício para a população de Alto Paraíso. Aqui trabalhamos quase que cem por cento na agricultura familiar, então, em nome de todos esses agricultores quero dizer: muito obrigado, deputado Pedro Chaves.” frisou, em tom de emoção, Marlon Bandeira.

Deputado Pedro Chaves faz a entrega oficial das Patrulhas Agrícolas às autoridades de Alto Paraíso.
Deputado Pedro Chaves, com Marlon Bandeira e sua esposa, a coordenadora de relacionamentos com as casas de apoio, Sheyla Francisco Ribeiro.

Mesmo sob chuva, dezenas de pequenos produtores e moradores da zona rural foram levar seu abraço de agradecimento ao deputado Pedro Chaves. O presidente da Câmara Legislativa de Alto Paraíso, Pastor Marlony, falou em nome de todos os vereadores presentes.

“Conheço cada palmo da zona rural de nosso município e suas necessidades, por isso deputado Pedro Chaves, se sua emenda fosse de apenas um trator estaria bom, mas com dois tratores é bom demais, pois vai possibilitar acelerar o atendimento aos nossos agricultores familiares, que estão sempre aqui, neste espaço, trazendo suas produções para levarmos às nossas mesas. Quero referenciar o ex-vereador João Victor pela visão das necessidades dos nossos pequenos produtores ao solicitar essa importante emenda ao nosso sempre companheiro e amigo, deputado Pedro Chaves.” Destacou Pastor Marlony.

Ao falar aos presentes, o prefeito Martinho Mendes frisou que “É sempre uma alegria receber benefícios vindos do governo federal, ainda mais quando vêm de um grande parceiro como o deputado Pedro Chaves. Por onde andarmos em nosso município, encontraremos uma benefício trazido por suas mãos. Com destaque nas áreas da agricultura, na coleta de lixo, na saúde e educação, no esporte, enfim, praticamente em todas as áreas da administração. Hoje estamos recebendo essas duas patrulhas agrícolas, que começaram a serem conquistadas ainda em 2014, e mesmo com o total empenho de nosso vice-prefeito e secretário, Marlon Bandeira, ainda demoramos dez meses de nossa gestão para concretizarmos essa valiosa conquista. Mesmo com toda a boa vontade do deputado em oferecer o benefício para o município, se a administração não fizer o dever de casa, com certidões e recursos para pagar a contrapartida, eles não chegam. Tínhamos dois equipamentos atendendo os pequenos produtores de todo o município, e as vezes enquanto estávamos atendendo o sertão, a região dos assentamentos já estavam precisando de auxílio. Agora com quatro equipamentos, teremos melhores condições de atender, na hora certa, aqueles que desejam produzir. Estamos atravessando um momento financeiro difícil, nosso desejo é colocar os equipamentos agrícolas para trabalhar sem nenhum custo para o produtor, mas infelizmente, para atender a todos, e o Marlon tem explicado isso detalhadamente para os produtores, cada um tem colaborado com uma pequena parcela no abastecimento dos maquinários, que estão á disposição de todos.

Sei que temos outros pedidos para Alto Paraíso sobre sua mesa, e quero agradecer de antemão a quadra coberta que o senhor destinou para nossa comunidade, e que será construída lá no distrito de São Jorge, nós já estamos com a documentação bem adiantada.

Alto Paraíso é uma cidade de muitos ruídos, e sempre falo às pessoas que atendemos em nosso gabinete, onde buscamos atender a todos, que o que mais nos preocupa não é o grito dos aloprados, mas principalmente o silêncio das pessoas de bem, pessoas como essas que vieram aqui hoje lhe agradecer, deputado Pedro Chaves, pelo  tanto que o senhor tem feito por nosso município. Nunca vimos, e nunca há de vermos, seu nome envolvido em escândalos. Portanto, nós lhe agradecemos e desejamos que Deus o abençoe por ser essa pessoa dedicada aos municípios e ao povo goiano, e que no ano que vem o senhor seja eleito senador da república e que Alto Paraíso posa abraçar essa causa. Muito obrigado, deputado Pedro Chaves.” enalteceu sobre aplausos o prefeito Martinho Mendes.

João Victor, Tito, Nozinho, Martinho Mendes, Pedro Chaves e Marlon Bandeira
Policial Civil e repórter, Edson “Balada” Moreira entrevista Pedro Chaves e Martinho Mendes, ao vivo, para a Rádio Paraíso FM.
Martinho Mendes, Marlon Bandeira e Pedro Chaves –  Benefícios para a comunidade de Alto Paraíso.

O deputado Pedro Chaves, que todos os anos participa das festividades de aniversário de Alto Paraíso, que acontece no dia 12 de dezembro, falou da alegria de estar participando de mais uma entrega de benefícios para a comunidade. “Os dois tratores serão muito úteis para o trabalho na produção da agricultura familiar no município, atendendo os pequenos e médios produtores, atendendo as pessoas que precisam dessas máquinas para o plantio. Tenho dito em várias oportunidades que tudo que eu fizer por Alto Paraíso será pouco, porque essa comunidade tem contribuído muito em todas as minhas eleições, sou sempre o deputado federal mais votado na cidade em todas as eleições, então sou muito grato a todos vocês. Estamos entregando esses dois tratores, tem a praça da Paz que logo será reformada, tem a quadra que logo será construída em São Jorge, tem o caminhão coletor e compactador de lixo, que o dinheiro já está na conta, esperando só atravessar a burocracia da Caixa Econômica  Federal para liberar.

Quero agradecer e parabenizar o prefeito Martinho Mendes pelo esforço em colocar a documentação em dia e dar a contrapartida necessária para a chegada desses benefícios. Tenho visitados os municípios e sei que a maioria das prefeituras estão tendo dificuldades até para fechar a folha de pagamentos do funcionalismo e de fornecedores, porque as despesas crescem e os repasses do governo federal estão diminuindo a cada mês. Quero agradecer á todos pela confiança em nosso trabalho, e dizer que estamos a disposição lá em Brasília, e o Marlon Bandeira, esse meu amigo de tantos anos, é nosso interlocutor junto ao prefeito e a toda comunidade. Grande abraço à todos e até o dia 12 de dezembro, quando estaremos aqui comemorando mais um ano de emancipação política de nossa querida Alto Paraíso de Goiás.” Finalizou o deputado Pedro Chaves.

Antes do encerramento do evento, o secretário de habitação do município de Teresina de Goiás, Eduardo Jorge, que no ato representava o prefeito Josaquim Miranda, convidou as autoridades e população em geral para participarem da inauguração do sistema de água potável na comunidade Diadema, no dia 07 de dezembro. A obra foi construída através de recursos destinados pelo governo federal, através de emenda do deputado federal Pedro Chaves.

Também prestigiaram o evento os vereadores Fabão, Zé Nego, Uedison, Tito, Claudiomar e Serginho, os ex-vereadores Luizinho, João Vitor, Preto de Nucha, Romero e João Bola Murcha, o senhor Nozinho, representando a câmara de produtores, o presidente do Sindicato Rural, Gerson Nigel, o ex-prefeito de Teresina de Goiás, Paulo Silas, lideranças classistas e comunitárias e membros da comunidade em geral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *