ESCOLAS QUILOMBOLAS – Campos Belos sedia Segunda Etapa do Programa de Formação de Docentes.

Roberto Naborfazan

Doutora Maria Auxiliadora Lopes dissertou sobre proposta curricular para Educação Escolar Quilombola.

Com discussões voltadas para a construção da proposta curricular quilombola do estado de Goiás, e aprofundando análise dos costumes, culturas e particularidades de cada comunidade, tendo como base as comunidades de Monte Alegre, Teresina e Cavalcante, aconteceu entre os dias 28 e 30 de março, em Campos Belos, a Segunda Etapa do Programa de Formação de Docentes das Escolas Quilombolas.

Palestras, Oficinas, performances culturais, brincadeiras, jogos, cantos e contos marcaram o evento.

A articulação dos encontros, serão três, é da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), Através da Superintendência de Ensino Fundamental, da Gerência de Apoio ao Ensino Fundamental e da Coordenação de Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Nessa segunda etapa, o foco foram os temas: Identidade. Saberes plurais nos campos da reflexão e da ação pedagógica; e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola.

Além de esclarecedoras palestras, como as proferidas pela doutora Maria Auxiliadora Lopes, representante do Ministério da Educação e Cultura, sobre proposta curricular para Educação Escolar Quilombola, e pela professora doutora Luciana Oliveira Dias, da Universidade Federal de Goiás – UFG, focando nos Saberes Plurais na Cultura Étnico-Racial, também aconteceram Oficinas, performances culturais, brincadeiras, jogos, cantos e contos. Leitura e produção de gêneros textuais. Projeto Arte/Cultura Quilombola. Grafismando, confeccionando e pintando o sete e Práticas da etnomatemática a partir do currículo do primeiro semestre da Educação Escolar Quilombola.

Superintendente Márcia Rocha Antunes com a diretora das Escolas Quilombolas Calunga, Maria Sueli Araújo.

“Em nome das escolas Calunga, agradecemos a equipe das Escolas Campo e Quilombolas da SEDUCE, na pessoa da superintendente Márcia Rocha Antunes, que representou aqui a secretária Raquel Teixeira,  pelo efetivo trabalho nas escolas. Temos avançado significativamente nas propostas metodológicas da cultura étnico-racial.  Obrigada Márcia! Obrigada secretária Raquel! Acreditamos na construção da proposta curricular quilombola, estamos para contribuir.” Agradeceu, emocionada, a diretora das Escolas Quilombolas Calunga, Maria Sueli Araújo.

Costumes, culturas e particularidades
de cada comunidade foram analisados nessa etapa.

Fechando a Segunda Etapa do Programa de Formação de Docentes das Escolas Quilombolas, aconteceu no espaço do Centro de Ensino em Período Integral – CEPI, uma noite Cultural, com apresentação de rodas de capoeira e danças típicas. A secretária da educação de Campos Belos, Geisa Cordeiro, prestigiou o evento.

Noite Cultural, com apresentação de rodas de capoeira e danças típicas, movimentou o encerramento do evento.

Está prevista para o final do mês de maio a realização da Terceira Etapa.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *