POLÍCIA MILITAR – Alto comando prestigia formatura de 29 novos soldados em Alto Paraíso de Goiás.

Após nove meses de duro aprendizado, os 29 alunos/soldados do Curso de Formação de Praças Policiais Militares 2017 receberam na noite de sexta-feira, 24, o certificado de conclusão de curso, em evento realizado no ginásio de esportes de Alto Paraíso, na presença da alta cúpula da PM goiana, parentes, amigos e convidados.

Roberto Naborfazan

Comandantes, coordenadores , prefeito Martinho Mendes e soldados formados no Curso de Formação de Praças Polícias Militares 2017 – Turma soldado Bruna Mourão (in memoriam).

A solenidade de formatura cívica militar dos alunos do Curso de Formação de Praças Policiais Militares 2017, em Alto Paraíso de Goiás, foi marcada pela organização impecável e também por muita emoção. O evento aconteceu na noite de sexta-feira, 24, no ginásio de esportes da cidade, e contou com a participação de dezenas de parentes e amigos dos formandos.

Alto comando da Polícia Militar goiana compareceu ao evento.

Prestigiaram a solenidade o Comandante-Geral da Polícia Militar em Goiás e Paraninfo da Turma, Coronel Divino Alves, o comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Massatoshi Sérgio Katayama, o comandante da 11º CRPM/Formosa, coronel Eduardo Rodrigues da Costa, comandante do 4º CRPM da Cidade de Goiás, Tenente Coronel Ruberliro Rodrigues de Souza, comandante do grupamento de buscas e salvamentos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Coronel Moisés Alves Barcelos, comandante do 21º BPM Planaltina-GO, Major Fleury, Subcomandante do 16º BPM Formosa, Major Gomes, Senhor José Flaubert e Senhora Irene (Pais da Soldado Bruna – homenageada (in memoriam), prefeita Débora Domingues, de São João d’Aliança, prefeito Martinho Mendes, de Alto Paraíso de Goiás, Madrinha e padrinho dos formandos, respectivamente, além do comandante da 14ª CIPM, Capitão Josué Cardoso da Silva, anfitrião do evento, e o 1º tenente Antonio de Freitas Pereira Júnior, Sub Comandante da 14ª CIPM e coordenador do CFP/17, entre outros.

Comandante da 14ª CIPM, Capitão Josué Cardoso da Silva, anfitrião do evento.
Comandante-geral da Polícia Militar e Paraninfo da Turma, Coronel Divino Alves.

O Patrono da turma de formandos, deputado estadual Iso Moreira, não pode comparecer ao evento por motivos de saúde e foi representado pelo prefeito Martinho Mendes.

Escolhida para ser piloto no projeto de implementação de metas e ações baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando tornar-se Cidade Modelo em sustentabilidade, Alto Paraíso de Goiás enfrentou um onda de violência, culminada com a ação do chamado Novo Cangaço, que destruiu o prédio onde funcionava a agência do Banco do Brasil e ataque a agência lotérica.

O prefeito Martinho Mendes, respaldado pela Câmara de vereadores, passou a atuar junto ao governo do estado, na busca para o fortalecimento da segurança na região, principalmente em Alto Paraíso, município mundialmente conhecido por suas belezas naturais. Entre outras conquistas nessas atuações do prefeito, atendidas pelo governador Marconi Perillo, está a assinatura de convênio para a construção de um prédio que abrigará uma unidade do Corpo de Bombeiros Militares, a construção de uma nova Delegacia de Policia Civil e a realização do Curso de Formação de Praças Militares em Alto Paraíso, com o pedido de que, após a conclusão do curso, os novos soldados passassem a atuar no município, o que também foi atendido, sendo que parte desse contingente de 29 novos soldados trabalhará, de forma integrada, no vizinho município de São João d’Aliança.

Tiago Pereira Marques, 8 anos, é uma espécie de mascote da Polícia Militar de Alto Paraíso. Na foto com o Coronel Costa, Capitão Cardoso e prefeito Martinho Mendes.
Prefeitos Débora Domingues e Martinho Mendes, padrinhos, Coronel Divino Alves, patrono da turma, recebem placa comemorativa. Deputado Iso Moreira, paraninfo, não pôde comparecer por recomendações médicas.

O Curso de Formação de Praças Polícias Militares 2017 – Turma soldado Bruna Mourão (in memoriam), começou no dia 13 de fevereiro deste ano e foi concluído na sexta-feira, 24 de novembro, com duração de 37 semanas e carga horária de 1560 horas aulas, formando 29 Policiais Militares, sendo 26 do sexo masculino e 3 do sexo feminino. Após seis meses de instruções teóricas os alunos realizaram stágio supervisionado nas cidades de Formosa, Planaltina, Alto Paraíso de Goiás e São João D´Aliança por um período de três meses. Os vinte e nove novos soldados trabalharão, em sua maioria, nos municípios de Alto Paraíso e São João d’Aliança.

O comandante-geral da Polícia Militar e Paraninfo da Turma, Coronel Divino Alves, reforçou a importância da Polícia Militar do Estado de Goiás, afirmando que os novos policiais militares deram apenas o primeiro passo em busca de novos horizontes, e que muitas conquistas ainda estão por vir.  “Os senhores são soldados da Polícia Militar goiana e deverão prestar seus serviços em qualquer localidade dentro do estado, mas concluíram o curso nesta região, e vão, exceto um ou outro, trabalhar junto ás comunidades de Alto Paraíso e São João d’Aliança. Busquem uma referência profissional, alguém em quem possam se espelhar, alguém em quem possam confiar. Seus colegas de viaturas poderão ser essa referência no caminho do bem servir a população, aqueles que te orientarão no momento de uma abordagem, na repressão a corrupção, nos momentos de confrontos contra aqueles que tentarem agir fora da lei”, disse o comandante-geral Divino Alves.

2º Tenente Gilmar conduz o Pavilhão.
Coronéis Katayama,
Ruberliro e Divino Alves, prefeitos Débora e Martinho com novos soldados.

Já o comandante da 11º CRPM/Formosa, coronel Eduardo Rodrigues da Costa, lembrou os desafios enfrentados durante o período do Curso, o empenho do Capitão Josué Cardoso e de todos os coordenadores, representados pelo do 1º Tenente Antônio de Freitas Pereira Júnior e pelo 2º Tenente Gilmar Xavier de Paula. “Acompanhamos de perto o trabalho de orientação à esses vinte e nove novos soldados e sabemos que chegam preparados para honrar e a Gloriosa Polícia Militar do estado de Goiás na defesa do cidadão de bem”, afirmou o coronel Costa

A prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues, madrinha da turma de formandos, afirmou que deu respaldo aos alunos e instrutores durante o curso, e que a população de São João d’Aliança se sente mais segura e confiante com a chegada dos novos soldados, ressaltando que sua gestão será sempre parceira no apoio à Polícia Militar no município.

Vídeo em homenagem a soldado Bruna Mourão Araújo, Policial Militar que trabalhava no 21º BPM em Planaltina-GO e foi vítima de acidente de trânsito em Brasília no dia 09 de março de 2017, e que deu nome a turma de formandos.
Senhor José Flaubert e Senhora Irene, assistiram emocionados a exibição do vídeo/homenagem à filha.

O prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes, padrinho da turma e representante do patrono dos formandos, deputado estadual Iso Moreira, que por recomendação médica não pôde comparecer ao evento, citou o trecho bíblico que fala da escada de Jacó “escada, subentende-se degraus, e os senhores hoje dão início a uma carreira hierarquicamente dessa forma. Vos encontro hoje no primeiro degrau escada e é meu desejo que no futuro  possamos nos encontrar em degraus mais elevados dessa escada. Não vos acomodem, busquem a evolução constantemente e tenham como foco o topo dessa escada”, aconselhou o prefeito. (vejam discurso completo).

O comandante da 14ª CIPM, Capitão Josué Cardoso, destacou os desafios a serem enfrentados pelos novos soldados afirmando que “Nesse momento a sociedade recebe pessoas transformadas e preparadas para oferecer a população tão variada e exigente um serviço que tem a pretensão de melhorar o sentimento de cada um”. Clique no Link abaixo e assista o discurso do comandante e trechos do evento. https://www.facebook.com/jornal.ovetor/videos/1593023590743747/

Grande emoção tomou conta dos formandos e de todos os presentes ao ser apresentado vídeo em homenagem a soldado Bruna Mourão Araújo, Policial Militar que trabalhava no 21º BPM em Planaltina-GO e foi vítima de acidente de trânsito em Brasília no dia 09 de março de 2017, e que deu nome a turma de formandos (in memoriam). Com lágrimas de dor e saudades, seus pais, Senhor José Flaubert e Senhora Irene, assistiram em posição de destaque a exibição do vídeo/homenagem.

Também foram momentos de muita emoção as homenagens da turma ao soldado Lopes, pela perda de seu filhinho Enzo, e a gratidão ao tenente P. Junior pela dedicação, firmeza e camaradagem com que coordenou o curso.

Muita emoção na solidadriedade do grupo para com o soldado Lopes, devido ao falecimento de seu filho, Enzo. Na foto abaixo os novos soldados prestam homenagem ao 1° Tenente P. Júnior, um dos coordenadores do curso.

O evento contou ainda com a bela participação da banda da Polícia Militar de Luziânia, que executou o hino nacional e todo o roteiro musical da formatura.

GALERIA DE FOTOS https://www.facebook.com/326430970786830/photos/?tab=album&album_id=1490664821030100

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *