PRÁTICA COMPLEMENTAR – Alto Paraíso de Goiás sedia II Simpósio de Saúde Integrativa

Evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto no Polo da Universidade Aberta de Brasília (UAB), e reunirá grandes especialistas, pesquisadores, gestores e terapeutas, com objetivo de disseminar para toda a população e, em especial, aos profissionais de saúde, os significados e benefícios das práticas integrativas e complementares.

Inauguração do NUPICS em Alto Paraíso de Goiás

Implementado em Alto Paraíso de Goiás desde o início do ano de 2017, o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foi idealizado, gestado e constituído com base em um trabalho permanente a partir da abordagem dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, visando ofertar à comunidade de Alto Paraíso de Goiás, de forma gratuita, um atendimento diferenciado em saúde, através de uma iniciativa voluntária de três organizações da sociedade civil: Instituto Sol, Instituto Espinhaço e Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, tendo também o aval dos representantes do povo, os Vereadores, que aprovaram a Lei 1.002/2018, criando a Política Municipal de Práticas Integrativas e complementares de Saúde (PMPICS), fortalecendo o setor de saúde municipal, em momento necessário do enfrentamento a crise financeira que assola o País.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Há exatamente um ano, em agosto de 2018, aconteceu o I Simpósio Sobre Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera Cerrado de Goiás, que teve como objetivo central propor e iniciar a implementação de uma plataforma de inovação em saúde pública, visando criar uma aproximação do tema Saúde Integrativa junto a população local e regional.

Comunidade já participa de atividades como a Yoga, dentro das práticas integrativas.

Dando continuidade a essa iniciativa e com o apoio de especialistas, pesquisadores, gestores, terapeutas e uma rede de multiplicadores que constituem o caleidoscópio de parcerias que apoiam a realização dessa proveitosa ação voluntária, as instituições envolvidas convidam autoridades constituídas e da sociedade organizada, e também as pessoas da comunidade como um todo para participarem nos dias 22, 23 e 24 de agosto, (quinta, sexta e sábado) do II Simpósio de Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado – Goiás – Território, Saberes e Saúde: Perspectivas e Abordagens da Medicina Integral para o Cuidado Humano.

A edição do simpósio de 2019 objetiva disseminar para toda a população e, em especial, aos profissionais de saúde, os significados e benefícios das práticas integrativas e complementares. O simpósio também objetiva construir, com base nesse marco e em consonância com a OMS – Organização Mundial da Saúde, ações que ressignifiquem e lancem luz sobre os conhecimentos tradicionais em saúde, objetivando a pesquisa e o desenvolvimento da etnobotânica, dentre outras abordagens, na promoção da saúde para as populações.

O evento é gratuito e reunirá grandes especialistas, pesquisadores, gestores, terapeutas e uma rede de multiplicadores que constituem o caleidoscópio de parcerias que apoiam a realização dessa profícua ação voluntária.

Entre os palestrantes estará o cientista aromatólogo e CEO do Grupo Laszlo, Fábián László, que ministrará palestra no dia 23 (sábado), às 10h05, abordando a temática: “Compreendendo os Mecanismos de Influência dos Óleos Essenciais: do DNA ao Espírito”.

o cientista aromatólogo e CEO do Grupo Laszlo, Fábián László será um dos palestrantes. Foto: Olly Photografic

O uso de óleos essenciais trazem grandes benefícios à saúde, mas além disso, consegue estabelecer uma relação única entre o corpo e o espírito, promovendo o equilíbrio e o bem-estar.

A palestra abordará o modo de atuação dos óleos essenciais em nosso corpo físico e sutil, explorando os mecanismos envolvidos no processo de cura que eles proporcionam. “Serão estudados os receptores olfativos celulares e como as moléculas aromáticas, ligando-se a eles, conseguem modular a atividade do DNA. O tema tem o propósito de mostrar o quão importante é o sentido do olfato em servir de ponte de conexão entre nossos corpos densos com os sutis, trazendo-nos equilíbrio para um processo evolutivo e de cura mais rápidos,” explica Fábián.

Saiba mais sobre o evento acessando:

https://www.isol.org.br/simposio-saude-integrativa

PROGRAMAÇÃO

 

 

 

 

Serviço:

II Simpósio de Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado – Goiás – Território, Saberes e Saúde: Perspectivas e Abordagens da Medicina Integral para o Cuidado Humano

Quando: Dias 22, 23, 24 de agosto de 2019.

Local: Polo da UAB – Alto Paraíso de Goiás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *