PREVENÇÃO – Parque da Chapada dos Veadeiros fecha nesta quinta.

Visitação será suspensa no feriado de Nossa Senhora da Aparecida para garantir a segurança dos visitantes em função de dois focos de incêndio que atingem a unidade de conservação em Goiás.

Redação**

Vários atrativos fora do Parque não foram afetados e estarão abertos durante todo o feriado prolongado.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ficará fechado nesta quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora da Aparecida. Foram identificados dois focos de incêndio no interior da unidade administrada pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fernando Tatagiba, Chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No momento, há 25 pessoas, entre brigadistas do ICMBio e do Prevfogo do Ibama atuando no combate ao fogo próximo a Alto Paraíso e mais 20 brigadistas do ICMBio na região de São Jorge, além do apoio da Prefeitura de Alto Paraíso e de voluntários.

Nesta quinta-feira, os servidores e brigadistas do ICMBio contarão com dois aviões tanque (que lançam água sobre a vegetação em chamas) e um caminhão de apoio para ajudar no combate ao incêndio.

O fogo não chegou à área de visitação pública, mas por uma questão de segurança o parque será fechado, como explica o chefe da unidade de conservação, Fernando Tatagiba: “Não podemos colocar em risco a segurança das pessoas”.

Ele afirma ainda que o Parque poderá ser reaberto à visitação a partir da sexta-feira (13), porém, dependerá de avaliação da evolução dos incêndios. Vários atrativos fora do Parque não foram afetados e estarão abertos durante todo o feriado prolongado.

Brigadistas do ICMBio e do Prevfogo do Ibama contam com apoio da Prefeitura de Alto Paraíso e de voluntários no combate aos incêndios.

Focos de incêndio

Fogo atingiu área do Lixão e se aproximou da região urbana. Foto: Roberto Naborfazan/Jornal O VETOR

Há focos de incêndio em várias partes do município de Alto Paraíso de Goiás. Os mais acentuados são os que atingiram a região do Parque Nacional, nas proximidades da Vila de São Jorge, e o que começou nas proximidades do distrito do Moinho, na noite de terça-feira, e se espalhou, atingindo a área do deposito de lixo municipal e o bairro Eldorado, já na área de expansão urbana. Brigadistas e voluntários estão atuando em todas as frentes.

Com Comunicação ICMBio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *