Segurança pública – Ações da 14ª CIPM coíbem bandidagem na Chapada dos Veadeiros.

Sob o comando do Major Carlos Eduardo Belelli, um misto de oficial planejador/operacional, policiais da 14ª CIPM da Alto Paraíso de Goiás têm conseguido impedir diversas ações criminosas, prendendo os bandidos e recuperando bens subtraídos das vítimas. Tráfico de drogas e vadiagem também vem sofrendo redução na região.

Roberto Naborfazan**

A região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, conhecida até pouco tempo por suas belezas naturais, nos municípios de Alto Paraíso, Teresina e Cavalcante, e pela forte produção agrícola no município de São João D’Aliança, tem vivido momentos de angústia nos últimos anos.

O conflito agrário gerou clima de guerra entre pessoas envolvidas em movimentos de trabalhadores sem terras, apoiadas por líderes políticos, e produtores rurais do município de São João D’Aliança.

Aliado a isso, bandidos da região de Planaltina de Goiás e Formosa, principalmente, começam a montar bases de apoio a roubos, furtos, assaltos e tráfico de drogas nos municípios que margeiam a GO 118.

Atento a situação e respaldado pelo serviço de inteligência da Polícia Militar, o comandante da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (14ª CIPM) Major Carlos Eduardo Belelli, colocou seus comandados de prontidão e tem dado respostas a altura para a bandidagem e também aos delitos cometidos por integrantes de movimentos de trabalhadores em terras.

Invasão e roubos

O alvo de alguns movimentos de trabalhadores sem terras como o MST, FNL e o agora o recém-criado MSL, são as fazendas Cerrado, Fazendinha, Jatobá, Isabel e Cachorro Morto, com mais de dez mil hectares, que pertencem a família do ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, que é acusado pelo Ministério Público do Paraná de ser o mentor de um esquema de desvio de recursos públicos do Legislativo estadual. Ele chegou a ser condenado em dois processos na 9ª Vara Criminal de Curitiba, mas entrou com recursos que ainda não foram julgados. Membros dos movimentos alegam que as áreas chegaram a ser desapropriadas pelo governo federal em 1996, mas não foram destinadas à reforma agrária. Segundo eles, as ações na Justiça teriam impedido a emissão de posse das terras.

Segundo informações de uma fonte, moradora em São João D’Aliança, uma das filhas de Abib Miguel é depositária fiel de todos os bens imóveis e maquinários nessas fazendas, até a decisão final da justiça.

No entanto, segundo a Polícia Militar, em repetidas ações, o ativista de grupos de sem terras, Hugo Zaidan, que já pertenceu ao MST, a FNL e agora é fundador da MSL, tem atuado para desviar maquinários, adubos e sementes dos depósitos das referidas fazendas.

No final do ano do passado, operação da Polícia Militar comandada pelo  Major Carlos Eduardo Belelli, com a participação do Grupo de Patrulhamento Tático de Formosa, resultou na prisão do vereador  de São João D’Aliança, Celino do Projeto. Na ocasião a PM apreendeu na Fazenda do vereador máquinas e implementos agrícolas que tinham registro de roubo, além de armas e munições. Em sua defesa, o vereador Celino do Projeto afirmou que as máquinas haviam sido emprestadas a ele pelo movimento MSL (Movimento Social de Luta) liderado por Hugo Daniel Zaidan, que ao saber da prisão de Celino, teria tentado obstruir o trabalho da Polícia e também foi preso e encaminhado ao CIOPs de Formosa onde foram autuados por receptação e posteriormente liberado, após pagamento de fiança.

Na tarde da última quarta-feira, 3/02, após denúncias feitas ao comando regional da Polícia Militar, o comando da 14ª CIPM foi acionado para, novamente, verificar ocorrência de uso de tratores, plantadeiras, máquinas e implementos agrícolas, caminhão, sementes e adubos com queixa de roubo. Segundo o Major Belelli, os equipamentos foram localizados em uma das fazendas ocupadas pelo MSL, sendo utilizados por Hugo Zaidan,  que mora na sede da fazenda, e pessoas por ele lideradas.

Hugo Zaidan foi preso e, algemado, conduzidos ao CIOPs de Formosa onde, novamente foi autuado por receptação, pagou fiança e foi, mais uma vez, liberado.

Indignado, um antigo morador de São João D”Aliança, que pediu para não ser identificado por medo de represálias, disse em tom de desabafo “dizem que a justiça é cega e eu acredito que seja mesmo, porque uns cabras desses, que só vivem do mal feito, não produzem uma coisa boa para nossa região, só briga, confusão, roubo, morte e tudo de ruim, é preso quase todos os dias e sai rindo e se sentindo mais forte, só se for porque a justiça não enxerga nada mesmo”.

A reportagem tentou contato com Hugo Zaidan e pessoas ligadas a ele, mas fomos informados que estavam em áreas fora do alcance do sinal de telefonia.

 

Fuga frustrada, roubos e notas falsas.

Apesar do contingente menor que o necessário para a forte demanda na região, os Policiais Militares da 14ª CIPM têm conseguido impedir diversas ações criminosas, prendendo os bandidos e recuperando bens subtraídos das vítimas. Foram várias ações exitosas no final de 2015. Vale ressaltar o fundamental apoio dos policiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Grupo de Patrulhamento Tático, de Formosa.

Logo no inicio do mês de dezembro, atuação conjunta do Tribunal de Justiça, GORE (Grupo de Operações Regional) e policiais da 14ª CIPM, comandados pelo Major Carlos Eduardo Belelli, evitaram a fuga de mais de 40 presos do presídio de Alto Paraíso de Goiás. Segundo o Major Belelli, autoridades do poder judiciário de Alto Paraíso comunicaram ao GORE que havia denúncias de uma preparação de fuga sendo orquestrada por detentos na cadeia local. O serviço de inteligência agiu e, respaldados pela Polícia Militar, fizeram revista nas celas, encontrando sob a cama de um dos presidiários um enorme buraco sendo escavado.

Segundo informações de uma fonte ligada à PM, os presos planejavam fugir na madrugada do dia 25 de dezembro, aproveitando as festas natalinas. Nossa fonte informou ainda que um carcereiro estava marcado para morrer nesse dia, por ser mal quisto pelos detentos.

Além do buraco, policiais do GORE e da PM encontraram estiletes, drogas e celulares nas celas. “O líder da fuga era o indivíduo de nome Daniel, latrocida e responsável pelo roubo e agressões ao casal de idosos donos da mercearia e lanchonete no povoado da Pedra de Amolar, em São João D’Aliança. Ele e seus companheiros de cela responderão por formação de quadrilha, tentativa de fuga e ameaça de morte contra o carcereiro. Daniel será transferido para o presídio de Planaltina de Goiás” informou o Major Belelli.

Em seguida, no dia 16, bandidos assaltaram a agência lotérica de Alto Paraíso.  Quatro facínoras usa

Comandante da 14ª CIPM, Major Carlos Eduardo Belelli e sua equipe em cerco a bandidos na GO 118.
Comandante da 14ª CIPM, Major Carlos Eduardo Belelli e sua equipe em cerco a bandidos na GO 118.

ram armas de fogo para render clientes e os trabalhadores do estabelecimento, levando todo o dinheiro da lotérica. Só não contavam com o tirocínio do major Belleli e sua equipe, formada pelos Subtenentes Marcelo e Gilmar, Cabos J. Gomes, André, Romualdo , Xavier e soldado Jones, que, n’uma ação rápida, prendeu os bandidos Fernando, Francisco, Wanderson e Francisca, recuperando todo o dinheiro do assalto. Todos possuem vários registros de ações criminosas e haviam saído de Formosa para assaltar a lotérica em Alto Paraíso.

Na sequência, no dia 31/12, equipe de Policiais Militar composta pelo Subtenente Marcelo, cabos  Geovanni, Rosa Maria e Soldado Wilton, em  patrulhamento realizaram a prisão de Lucas G. Correia, Felipe Macedo de Brito e Gabriel Ferraz da Silveira. Os malas sem alças, com cérebro reduzido, pensaram que, por ser uma pacata cidade turística, Alto Paraíso seria alvo fácil para que derramassem mais de R$ 2.500,00 em notas de cem reais falsas. Foram presos em flagrante delito e, pela natureza do crime, encaminhados para a sede da Polícia Federal em Brasília – DF.

Já no inicio do ano, na madrugada do dia 05 de janeiro último, quatro bandidos invadiram a sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e, depois de espancar, amordaçaram o vigilante e levaram pertences como notebooks e coletes a prova de balas, e fugiram em duas caminhonetes  L 200 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Acionados, Policiais Militares da 14ª CIPM, sob o comando do Major Belleli, iniciaram perseguição ao bando, que foram encurralados já na cidade de São João D’Aliança. Houve confronto e, na troca de tiros, um dos integrantes, um homem de 27 anos, foi baleado e morreu no local. Os outros três meliantes se embrenharam na mata e conseguiram fugir. Informações de uma fonte ligada a Polícia Militar aponta que a Polícia Federal já tem informações sobre os bandidos, que estão sendo  monitorados. Pesa sobre o bando a suspeita de diversos assaltos, inclusive com arrombamento e explosões de caixas eletrônicos.

Ação corajosa de PM salva idosos em grave acidente.

O Cabo Maiko Romualdo, lotado no 2º Pelotão da 14ª CIPM, em São João D’Aliança,  mostrou porque a Gloriosa Polícia Militar do estado de Goiás é respeitada em todo o País.

No dia 24 de dezembro passado, por volta do meio dia, após 24 horas de jornada intensa de trabalho, retornava para sua residência em Formosa quando, trafegando pela GO 118 na altura do Km 80, se deparou com um grave acidente que acabara de acontecer. Um veículo Fiat Strada, conduzido por um senhor idoso, que viajava na companhia de sua esposa, colidiu violentamente na traseira de uma carreta.

No impacto,  as portas do veiculo travaram automaticamente, impossibilitando a saída do casal do veívulo que começava a ser coberto pelas chamas vindas do motor.  O instinto policial de proteger integrantes da sociedade em qualquer situação, mesmo colocando em risco sua própria vida, fez com que o Cabo Romualdo agisse com agilidade e presteza; parou seu veiculo, com destreza e rapidez, conseguiu abrir uma das portas do veiculo já em chamas e retirou os dois idosos que já se encontravam desfalecidos. Utilizando extintores, conseguiu debelar as chamas, acionando imediatamente os socorro médico e a Polícia Rodoviária Estadual. Enquanto isso, em um local seguro, procurava dar estabilidade emocional às vitimas e ao condutor da carreta, que nervoso demais, andava de um lado para outro com as mãos na cabeça, totalmente descontrolado.

A ação do cabo Romualdo lhe confere respeito de toda uma sociedade que espera esse tipo comprometimento dos agentes da Polícia Militar como um todo. Cabo Romualdo , em uma situação de iminente perigo, pois caso as chamas alcançassem o tanque de combustível do automóvel, fatalmente uma explosão ceifaria a vida dos três que ali estavam, agiu na proteção de terceiros e na preservação da vida.

Amigos, familiares e a população da região em geral, esperam que, em uma sindicância, o comando geral da Polícia Militar, pelo ato meritório do militar, Cabo Romualdo seja agraciado com uma medalha ou até mesmo promovido a graduação de 3º Sargento por ato de bravura. Ações como esta deste bravo policial refletem positivamente em toda a corporação da Gloriosa.

** Com fotos e informações de Elias Alves de Souza

Amigos, familiares e a população da região em geral, esperam que, em uma sindicância, o comando geral da Polícia Militar, pelo ato meritório do militar, Cabo Romualdo seja agraciado com uma medalha ou até mesmo promovido a graduação de 3º Sargento por ato de bravura.
Amigos, familiares e a população da região em geral, esperam que, em uma sindicância, o comando geral da Polícia Militar, pelo ato meritório do militar, Cabo Romualdo seja agraciado com uma medalha ou até mesmo promovido a graduação de 3º Sargento por ato de bravura.
Vale ressaltar o fundamental apoio dos policiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Grupo de Patrulhamento Tático, de Formosa.
Vale ressaltar o fundamental apoio dos policiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Grupo de Patrulhamento Tático, de Formosa.
Policiais da 14ª CIPM prenderam bandidos que tentavam passar mais de R$ 2.500,00 em notas de cem reais falsas, em Alto Paraíso.
Policiais da 14ª CIPM prenderam bandidos que tentavam passar mais de R$ 2.500,00 em notas de cem reais falsas, em Alto Paraíso.
Assalto a casa lotérica em Alto Paraíso, Bandidos presos e dinheiro devolvido ao proprietário.
Assalto a casa lotérica em Alto Paraíso, Bandidos presos e dinheiro devolvido ao proprietário.
Policiais da 14ª CIPM, comandados pelo Major Carlos Eduardo Belleli, evitaram a fuga de mais de 40 presos do presídio de Alto Paraíso de Goiás.
Policiais da 14ª CIPM, comandados pelo Major Carlos Eduardo Belleli, evitaram a fuga de mais de 40 presos do presídio de Alto Paraíso de Goiás.
Tratores, plantadeiras, máquinas e implementos agrícolas, caminhão, sementes e adubos com queixa de roubo foram novamente apreendidos em poder de Hugo Zaidan.
Tratores,
plantadeiras, máquinas e implementos agrícolas, caminhão, sementes e adubos com queixa de roubo foram novamente apreendidos em poder de Hugo Zaidan.
Parte da guerreira equipe de Policiais Militares que compõem a 14ª CIPM.
Parte da guerreira equipe de Policiais Militares que compõem a 14ª CIPM.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *