Turismo em Goiás – Medidas anunciadas pelo governo fortalecem a Chapada dos Veadeiros.

Um dos destinos turísticos citados pelo governador Marconi Perillo como alvo de investimentos, a Chapada dos Veadeiros caminhará com mais firmeza para tornar um dos municípios que abriga,  Alto Paraíso, em referência de sustentabilidade para o mundo.

Redação**

A expectativa do Governo Estadual é atrair mais de 1 milhão de novos visitantes para o Estado.

O total de dez medidas voltadas para o desenvolvimento do Turismo em Goiás foi anunciado pelo governador Marconi Perillo na tarde de hoje, em solenidade que reuniu representantes do Trade Turístico goiano, no Palácio das Esmeraldas. A expectativa do Governo Estadual é atrair mais de 1 milhão de novos visitantes para o Estado e garantir retorno de R$ 1 bilhão na economia goiana já em 2017.

“Os investimentos no Turismo promovem um significativo efeito multiplicador da economia. Trata-se de uma área cuja resposta do mercado é muito rápida. Gera grande volume de emprego, direta e indiretamente, além de atrair novas. E nós no Brasil precisamos tratar do emprego mais do que nunca. A economia mais voltar a crescer”, afirmou Marconi.

O conjunto de ações objetiva fortalecer a cadeia produtiva do Turismo no Estado e ao mesmo tempo incrementar a geração de empregos e de renda, através da capacitação profissional. As dez novas medidas, capitaneadas pelo Governo de Goiás, serão desenvolvidas em parceria com entidades do Trade Turístico de Goiás, prefeituras dos municípios goianos, Ministério do Turismo, Sebrae, Senac, UEG, ICMBio e Dnit.

Destinos como Caldas Novas e Rio Quente, Pirenópolis e Cidade de Goiás, Chapada dos Veadeiros, Goiânia e Trindade, dentre outros destinos turísticos no Estado, serão alvo de investimentos para a melhoria dos resultados econômicos do setor no ano de 2017. Atualmente o turismo representa 3,7% do PIB do Estado de Goiás.

“O turismo em Goiás tem crescido fortemente. Esse desenvolvimento implica em crescimento e maior competitividade econômica, mais pessoas empregadas, bem como o aumento da renda e da arrecadação tributária. Nós estamos falando aqui em investir R$ 4,1 milhão para arrecadarmos mais de R$ 1 bilhão e atrairmos mais 1 milhão de visitantes aqui para o Estado”, explicou Marconi.

As dez novas medidas, serão desenvolvidas em parceria com entidades do Trade Turístico de Goiás, prefeituras dos municípios goianos, Ministério do Turismo, Sebrae, Senac, UEG, ICMBio e Dnit.

Os R$ 4,1 milhões anunciados por Marconi são referentes ao primeiro item do conjunto das dez medidas. Trata-se de convênio com o Trade Turístico, que envolverá parceria com cinco entidades responsáveis pela realização dos serviços que objetivam a promoção de Goiás e de Goiânia como destinos turísticos.

Em discurso, o governador citou que estudos indicam nas dimensões “atrativos turísticos” e “marketing de promoção dos destinos”, Goiânia se encontra abaixo da média nacional em termos de competitividade turística, embora tenha amplo potencial a ser desenvolvido e incentivado.

Saiba quais são as 10 Medidas do Governo Estadual para o Turismo:

1 – Trade Turístico de Goiás:

O convênio com o Trade Turístico de Goiás terá investimento do Governo Estadual no valor de R$ 4,1 milhões e envolverá parceria com cinco entidades responsáveis pela realização dos serviços que objetivam a promoção de Goiás e de Goiânia como destinos turísticos.

2 – Plano de Marketing:

Serão destinados R$ 11,5 milhões de reais para a promoção da campanha “Goiás Lindo Demais”, com veiculação do conteúdo pela internet, TV, rádio e mídias impressas.

3 – Parques de Goiás:

Investimento de R$ 1 milhão em projetos e melhorias nas unidades de conservação, incentivando a usabilidade dos equipamentos turísticos naturais do Estado.

4 – Infraestrutura:

Investimento inicial de R$ 3,2 milhões em plataformas flutuantes, com o objetivo de melhorar o acesso ao Rio Araguaia por meio das cidades de Aruanã e São Miguel do Araguaia. O montante também será utilizado para a implantação da casa do turismo em Goiânia.

5 – Circuitos Turísticos:

Com investimento de R$ 9,7 milhões vai fortalecer os circuitos turísticos de Goiás como: festival gastronômico, cavalhadas, circuito cultural, celebrar, criativo, vivências ao ar livre, sertanejo Goiás, circuito empresarial, do conhecimento e o circuito da fé e dos romeiros.

6 – Missões Internacionais:

Participação em feiras, promoção dos destinos prioritários e captação de investimentos para o setor.

7 – Cooperações Técnicas:

Com foco no aumento da competitividade dos destinos e produtos turísticos de Goiás serão desenvolvidos projetos compartilhados entre a Agetop, Secima, UEG, Segplan, Sefaz, SED e Seduce.

8 – Pesquisas e monitoramento:

Com o objetivo de consolidar melhores resultados do turismo em Goiás, intensificaremos a monitoria dos dados turísticos no estado para melhor nortearmos o planejamento estratégico das ações neste setor.

9 – Centro de Tecnologia do Turismo:

O objetivo da implantação deste centro é o desenvolvimento de aplicativos, sites e recursos audiovisuais, a serem disponibilizados para os municípios, com o intuito de aumentar a competitividade dos destinos turísticos em Goiás.

10 -Sistema Estadual de Turismo (SET)

A implantação deste sistema tem como objetivo promover o fortalecimento das instâncias de governanças regionais e colegiados locais, através da sistematização das políticas públicas ligadas ao turismo.

Entidades do Trade Turístico aprovam medidas

Os representantes do Trade Turístico de Goiás aprovaram o conjunto de dez medidas anunciadas na tarde desta segunda-feira (6 de fevereiro) pelo governador Marconi Perillo para o setor e afirmaram que elas modernizam a economia do turismo em Goiás e no Brasil. As ações visam atrair mais de 1 milhão de novos visitantes para o Estado e garantir retorno de R$ 1 bilhão para a economia goiana em 2017.

“Pela primeira vez aqui em Goiás a união entre o trade, as entidades e o Governo Estadual fez com que a gente conquistasse tudo o que o senhor está apostando no Turismo. A melhor maneira de agradecer é mostrar o nosso trabalho e divulgar o Estado de Goiás. É muito importante termos a liberação dessa verba. Então, muito obrigada, governador”, agradeceu Fernanda Cury, presidente do Goiânia Convention & Visitors Bureau.

Administrador do Clube Jaó, Ubirajara Berocan Filho destacou a atenção de Marconi para as áreas da Cultura e Turismo, desde seu primeiro mandato como governador. “Não estou aqui como puxa-saco. Estou aqui reconhecendo uma verdade. Uma das coisas que o senhor fez, governador, foi valorizar o patrimônio cultural de Goiás. O trabalho que o senhor tem feito tem uma valor fenomenal para o nosso Estado. E eu espero que as pessoas saibam valorizar isso”, pontuou.

O empresário e publicitário Hamilton Carneiro também ressaltou os investimentos que há anos são garantidos pelo governador Marconi Perillo. “A infraestrutura faz com que o Turismo flua. E isso o governador vem fazendo ao longo dos anos, a gente tem acompanhado com todo interesse. Hoje, nós somos uma referência e temos um Turismo diferenciado. Com esse seu esforço e desempenho no Governo, governador, e com essa liberação de recursos e de obras para o Turismo, acho que pouca gente vai competir conosco.”

“Vejo o fortalecimento do Turismo e a prova disso é essa mesa com o objetivo de trabalhar em unidade. Por parte do Governo Estadual, o que eu percebo é desprendimento. Aqui estamos trabalhando para garantir para que funcione a parceria do poder público com a iniciativa privada. Por parte da Assembleia, também asseguro o comprometimento com a causa”, afirmou o deputado estadual Virmondes Cruvinel.

A deputada federal Magda Mofatto também destacou o comprometimento do governador com o desenvolvimento setor. “Nada teria acontecido se nos últimos 20 anos, no Estado de Goiás, não tivesse sido feita a infraestrutura que o segmento precisa para receber o turista, como as excelentes estradas feitas pelo Governo do Estado. Sou testemunha disso, porque acreditei e vivi esse crescimento imenso. Portanto, não é só agradecer pelo que está sendo feito hoje, mas por tudo que tem sido feito ao longo da sua estada dentro do Governo do Estado, governador. Meu muito obrigada em nome de todos aqueles que trabalham com o segmento turístico no Estado”, disse.

Presidente do Sindicato de Hotéis do Estado de Goiás (Sihgo) e ex-secretário municipal de Turismo, Luciano de Castro Carneiro citou o título conquistado por Lisboa como segundo destino mais procurado da Europa, lembrando que há alguns anos a cidade ocupava a décima posição. “Quem sabe a gente não investe e consegue fazer isso com Goiânia. No mundo inteiro, qualquer país saiu da situação de crise impulsionado pelo Turismo”, ponderou.

Presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia ressaltou que o conjunto de ações possui capacidade plena de impactar positivamente a economia goiana e projetar o desenvolvimento do Turismo no cenário nacional.

“É um motivo de grande alegria esse carinho e profissionalismo com que está sendo cuidada essa grande indústria geradora de emprego e distribuidora de renda, que é o Turismo. Tenho certeza que essas dez medidas vão impactar de forma positiva o nosso Estado”, afirmou Leandro Garcia.

As entidades que compõem o trade são o Goiânia Convention & Visitors Bureau, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Goiás (ABAV), a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil/GO), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

**Com Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás.

 

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